sexta-feira, 26 de outubro de 2012

São as coisas desta nossa vida...

Um dia alguém inventou a competição. E competir significa literalmente o que significa. Não tem como tentar mudar o que é. Assim como masoquismo significa literalmente infringir sofrimento a si mesmo. E sadismo, infringir sofrimento a outro.

Entrar em redes sociais significa por si só INTERagir. Discordar. Palavras mais duras numa discussão sobre futebol são normais. Como dizem por aí...não quer contato, vai jogar volei. Não quer discutir, compra um gravador e se deleita com suas verdades.

Pena que muita gente que eu gostaria que lesse esse texto, não vai ler. Por um lado, é bom. Afinal, para minha  alegria não fazem parte de meu círculo de amigos. Por outro lado, se lessem, teriam que espernear, comentar talvez e engolir, porque não podem me expulsar do meu Blog.

Ando cansada de ver como tem gente que sofre por besteira. Torce pelo time e, se perde, o mundo vira uma droga, jogador vira mercenário, verme, um lixo e diretoria....corrupta, sem vergonha e outros adjetivos fáceis nas bocas dos irresponsáveis. Gostaria que as pessoas respeitassem mais as pessoas. Que os pessimistas, oportunistas, faladores, cuidassem de levar a vida com mais alegria . Que aproveitassem mais , que rissem mais. Que torcessem com este amor imenso, que se deleitassem com a vitória e na derrota, tivessem amigos para dividir esta tristeza. Tristeza passageira, e que logo pudessem beijar o símbolo e se aprontar para outra peleia.

Queria que estas pessoas autoritárias, prepotentes e egoístas, soubessem que futebol é paixão e querer ganhar não dá o direito a ninguém de se adonar do caráter alheio, e denegrir pessoas com a mesma facilidade com que engolem suas próprias bobagens. Queria não ver um moderador de grupo se achar o chefe dos moderadores, utilizando-se do poder para vetar o que lhe desagrada. Pessoas sem argumentos fazem isso. Pessoas pequenas. Pessoas vazias. Carregam a síndrome do pequeno poder. E esta é a pior das síndromes. Dá ao coitado que possui este transtorno, a sensação falsa que é melhor e maior, que pode calar as vozes que se opõem a suas bobagens. Pior......se deleita, achando que sua idiotice é inteligência. Medíocre.

Por fim, gostaria que as pessoas se divertissem mais com o futebol. Que entendessem a palavra competição e que dentro de campo e gerenciando um time tem pessoas. Que respeito só se tem quando se dá. Que a vida pode ter obstáculos maiores que se perder um título. Quer viver é uma dádiva.

E que sofrimento existe aos montes. E posso garantir que não é uma derrota em um campo de futebol que determina o grau de sofrimento humano. Se assim fosse, certamente hoje eu sofreria por coisas banais, e não estaria cobrando de Deus o que ele não tem para me dar.

Se a vida se resumisse a um ano ruim no futebol, os hospitais estariam vazios e a humanidade seria uma ala de escola de samba dançando ao som dos pandeiros. Calariam-se as cornetas. Porque as cornetas são belas quando tocam o silêncio. Em respeito a morte.

Saudações Vermelhas

Nenhum comentário: